Lajes pré-moldadas e protendidas

 

Escolha do melhor tipo depende da elaboração do projeto com as definições do vão, vinculação e carga; mas também é influenciada por questões econômicas e culturais

Por Aline Horvath
Edição 181 – Agosto/2016

O mercado de construção civil oferece uma variedade tão grande de sistemas estruturais de lajes que, para cada projeto, há duas ou três opções que podem atender à demanda. Entre os diferentes sistemas disponíveis, as lajes moldadas in loco e as pré- -fabricadas ganham destaque. Ambas podem ou não ser protendidas e ter variações geométricas: nervurada ou plana, com vigotas, bidimensional, com painéis, entre outras. Como a tendência é de industrialização, já há fabricantes que oferecem pré-lajes bidirecionais com grande dimensão.

Na opinião do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenador da Comissão de Estudo Especial de Laje Pré-fabricada (CEE-094) da ABNT, José Bento Ferreira, a laje é um elemento estrutural complicado porque possui pouca altura para o peso próprio. ‘Estamos tentando melhorar o momento de inércia da peça, e criando vazios estruturais. As pré-fabricadas quase sempre estão sendo trabalhadas com nervuras. Também há várias formas de transferência de tensão, usando armadura frouxa ou armadura protendida. Não fazemos lajes maciças, a não ser os painéis muito baixos’, disse. Além disso, as lajes sempre terão um elemento de enchimento, com desempenho técnico importante.

O que muitas vezes pode causar confusão é a diferenciação entre lajes pré-fabricadas e pré-moldadas. De acordo com a NBR 9.062/2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pré-moldado é todo material que não é executado in loco e, por isso, sofre um deslocamento. Pode ser fabricado em uma planta industrial ou no próprio canteiro, mas terá que ser carregado até o local da laje.

Créditos: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/181/lajes-pre-moldadas-e-protendidas-371936-1.aspx

×